Atendimento: (32) 3333-2484 / (32) 3333-1302
Blog
21/01/2019

Controle de qualidade interno de matérias-primas magistrais

SÉRIE ESPECIAL: O CONTROLE DE QUALIDADE INTERNO DE MATÉRIAS-PRIMAS MAGISTRAIS

Nesta série de vídeos, abordamos os diversos aspectos relacionados ao controle da qualidade de matérias-primas utilizadas na farmácia magistral, sob a ótica do impacto na qualidade do produto final, ou seja, o medicamento manipulado.

Clique aqui para assistir ao Vídeo #1: O controle interno de matérias-primas magistrais

A ANVISA, por meio da RDC 67, instituiu, desde outubro de 2007, que as matérias-primas devem ser analisadas no seu recebimento, efetuando testes e mantendo os respectivos registros.

Assim, os seguintes parâmetros são imprescindíveis e devem ser executados por pessoal tecnicamente capacitado, a cada lote de matéria-prima recebido:

  • Caracteres organolépticos, solubilidade, pH, peso, volume, ponto de fusão, densidade e avaliação do laudo de análise do fornecedor.

Para tanto, devem-se elaborar fichas técnicas para cada insumo adquirido e estas deverão conter, além dos dados de identificação da matéria-prima, os testes descritos na monografia da substância, com as respectivas especificações. Cada teste será tratado em detalhes nos próximos vídeos.

Além da ficha técnica, o farmacêutico também deverá elaborar um procedimento operacional padrão (POP) que descreva de maneira bem clara como proceder a cada um dos testes citados anteriormente, devendo ser baseado nos métodos gerais contidos no volume 1 da Farmacopeia Brasileira 5ª edição.

E então, gostaram deste vídeo? Quais outros temas vocês gostariam que fossem tratados aqui? Deixem nos comentários, aqui embaixo neste Blog, para que possamos trazer sempre conteúdos de valor para você e para sua equipe!

Bom, eu vou ficando por aqui. Até a próxima! Tchau tchau!

Por Viviane Coimbra, Diretora Técnica – Quallità-Renylab Controle da Qualidade

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO #2 DA SÉRIE: CARACTERES ORGANOLÉPTICOS EM MATÉRIAS-PRIMAS

Acompanhe a gente também nas redes sociais: Facebook, Youtube e Instagram. Acesse nosso site para maiores informações: www.quallitacontrole.com.br.

Compartilhe:

Leia também