Atendimento: (32) 3333-2484 / (32) 3333-1302
Blog
12/09/2018

Qualificação de fornecedores na Farmácia Magistral

A importância da qualificação de fornecedores de matérias-primas na Farmácia Magistral

* Clique aqui para assistir ao vídeo no Youtube.

O fabricante do medicamento é o responsável pela qualidade dos seus produtos e deve assegurar que sejam adequados aos fins a que se destinam e não coloquem os pacientes em risco por falta de adequação da segurança, da qualidade ou da eficácia.

Na Farmácia Magistral, a qualidade de um produto começa com a aquisição dos insumos farmacêuticos, que devem apresentar, acima de tudo, qualidade.

Por isso, a qualificação dos fornecedores é extremamente importante. A aplicação de um bom processo de qualificação é capaz de reduzir o índice de reanálises, o índice de devoluções, evitar a incidência de não-conformidades e diminuir reprovações.

É essencial que se tenha uma parceria sólida entre farmácia e fornecedores, pois uma aquisição bem sucedida é um pré-requisito para a qualidade do produto final.

Sabe-se que os fornecedores que exercem o fracionamento de insumos, no momento que recebem as matérias-primas dos fabricantes, devem refazer os testes de acordo com as referências preconizadas. Só depois da realização destes testes, a matéria-prima deve ser liberada, juntamente com o certificado de análise, para ser vendido para as farmácias magistrais.

Dessa forma, é de suma importância que o farmacêutico avalie o certificado de análise enviado pelo fornecedor e cheque as informações nele contidas, atentando-se principalmente, ao fato de o fornecedor ter refeito os ensaios preconizados e não, simplesmente, ter traduzido o certificado de análise do fabricante. É importante também avaliar se a matéria-prima enviada cumpre com os requisitos especificados no momento da compra.

Se você gostou deste vídeo, aproveite para assisitir ao nosso outro vídeo sobre o que considerar na hora de comprar matérias-primas.

Fique ligado em nosso blog  e em nossas redes sociais, buscando por Quallità Controle no Facebook, Instagram, IGTV e Youtube.

Por Fernanda Carvalho, Responsável Técnica – Quallità-Renylab Controle da Qualidade

Compartilhe:

Leia também