Você sabe quando e como aplicar o fator de correção para minerais quelados?
* Clique aqui para assistir ao vídeo no Youtube.
Já publicamos alguns vídeos sobre as várias funcionalidades do fator de correção, quais sejam: corrigir a diluição de uma substância, o teor de um princípio ativo, a umidade e o teor elementar de um mineral. Neste, falamos um pouco sobre este último, utilizando como exemplo o picolinato de cromo.
O cromo é um mineral essencial ao organismo, que ativa diversas enzimas importantes no metabolismo da glicose e síntese de proteínas.
O picolinato de cromo é a forma orgânica e completamente biodisponível do cromo. Apresentando uma atividade de 120 mg de cromo para cada grama de picolinato.
Não há em literaturas consultadas uma dose típica ou usual para o picolinato de cromo, mas sim em doses expressas de cromo elementar. Portanto, sugere-se que se calcule a dosagem utilizando o fator de correção do insumo.
Recomendam-se doses de 200 a 290 microgramas para manter um balanço adequado. Nos casos específicos de suplementação para atletas, por exemplo, a dose ótima é de 200 a 600 microgramas de cromo por dia.
Então, na prática, vamos ver como é calculado o fator de correção elementar do mineral cromo?
Supondo uma prescrição diária de 200 microgramas de cromo, calcula-se da seguinte forma:
Logo, para ter o equivalente a 0,2 mg de cromo por cápsula, preciso pesar 1,67 mg de picolinato de cromo, assumindo um teor do princípio ativo como 100%, mas disso falaremos em um próximo vídeo!
Portanto, para um lote de 30 cápsulas, deverá ser pesado 30 vezes 1,67, que é igual a 50 mg de picolinato de cromo.
Gostou deste vídeo? Então aproveite para assistir aos demais vídeos sobre fator de correção: fator de correção de umidade e fator de correção do princípio ativo.
Curta, compartilhe e espalhe esta mensagem!
Por Viviane Coimbra, Diretora Técnica – Quallità-Renylab Controle da Qualidade
O perfil de dissolução é um teste físico-químico que visa a demonstrar se a formulação farmacêutica consegue disponibilizar, in vitro, o princípio ativo, dentro das condições por ela preconizadas, simulando em laboratório as condições in vivo – ou seja, do organismo. Para esta finalidade, o estudo propicia circunstâncias muito próximas às do organismo no trato … Continue reading Perfil de dissolução: você sabe o que é?
Ótima notícia para o setor Magistral – e para nossa economia, certamente! Segundo publicações de O Globo e Panorama Farmacêutico, Dados da ANFARMAG apontam um aumento de 8% nas vendas em farmácias de manipulação no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Confira na íntegra a matéria publicada no … Continue reading Farmácias de manipulação crescem 8% no primeiro trimestre de 2021
Prezado(a) cliente, Em razão da crise epidemiológica causada pelo COVID-19, novo Coronavírus, comunicamos que: Permaneceremos ao seu lado. Até o presente momento e diante das informações que possuímos, nossas operações se manterão ativas, sem interrupção na prestação dos serviços. Portanto, todas as amostras previstas para controle da qualidade, por parte de nossos clientes, serão recebidas … Continue reading Estamos ao seu lado