Faça isso para evitar não-conformidades na manipulação de cápsulas!
* Clique aqui para assistir ao vídeo no Youtube.
Neste vídeo, Fernanda Carvalho demonstra como se faz o cálculo do fator de correção da umidade antes da manipulação das cápsulas.
Relembrando que o fator de correção deve ser calculado para corrigir a diluição de uma substância, o teor do princípio ativo, o teor elementar de um mineral ou a umidade.
Nesta postagem, iremos falar do fator de correção relacionado à umidade.
A maioria dos fármacos possui água em sua composição, que pode ser na forma cristalina ou livre. A água livre não faz parte da molécula e precisa ser corrigida, pois uma parte da massa do insumo não é de moléculas do ativo, mas sim, água. Um exemplo é o ácido fólico, que pode possuir até 8,5% de massa de água.
Indo para a prática, suponhamos que o certificado de análise do fornecedor de um ácido fólico indique que o mesmo contém 7,85% de água. Assim sendo, em 100 mg deste ácido fólico, 7,85 mg são de água e 92,15 mg são do ácido fólico propriamente dito. Logo, para se ter 100 mg de ácido fólico, é necessário pesar mais do que 100 mg.
Assim:
Em 100mg do insumo, a gente tem 92,15 mg de ácido fólico. Quantos gramas do insumo preciso pesar para ter 100mg de ácido fólico? O valor encontrado é de 108,52mg de insumo.
Se transformarmos a regra de três, de uma maneira geral, teremos:
FCr = 100% / (100% – teor de água)
FCr = 100% / (100% – 7,85) = 1,085
Não há, na literatura oficial, o valor de teor de água sobre o qual se deva calcular o fator de correção. Porém, um teor de água livre superior a 2,0% já implica em fatores de correção signitificativos, tornando-se recomendável a correção da água.
Bom, o que eu queria passar pra vocês é isso! Se tiver alguma dúvida ou alguma sugestão, entre em contato com nossa área técnica.
Curta nossas páginas no Facebook, Youtube, Instagram e IGTV e para ficar por dentro de mais dicas como essa! Até o próximo vídeo.
Por Fernanda Carvalho, Responsável Técnica – Quallità-Renylab Controle da Qualidade
O perfil de dissolução é um teste físico-químico que visa a demonstrar se a formulação farmacêutica consegue disponibilizar, in vitro, o princípio ativo, dentro das condições por ela preconizadas, simulando em laboratório as condições in vivo – ou seja, do organismo. Para esta finalidade, o estudo propicia circunstâncias muito próximas às do organismo no trato … Continue reading Perfil de dissolução: você sabe o que é?
Ótima notícia para o setor Magistral – e para nossa economia, certamente! Segundo publicações de O Globo e Panorama Farmacêutico, Dados da ANFARMAG apontam um aumento de 8% nas vendas em farmácias de manipulação no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Confira na íntegra a matéria publicada no … Continue reading Farmácias de manipulação crescem 8% no primeiro trimestre de 2021
Prezado(a) cliente, Em razão da crise epidemiológica causada pelo COVID-19, novo Coronavírus, comunicamos que: Permaneceremos ao seu lado. Até o presente momento e diante das informações que possuímos, nossas operações se manterão ativas, sem interrupção na prestação dos serviços. Portanto, todas as amostras previstas para controle da qualidade, por parte de nossos clientes, serão recebidas … Continue reading Estamos ao seu lado