Atendimento: (32) 3333-2484 / (32) 3333-1302
Blog
28/01/2019

Ensaio de caracteres organolépticos em matérias-primas

SÉRIE ESPECIAL: O CONTROLE DE QUALIDADE INTERNO DE MATÉRIAS-PRIMAS MAGISTRAIS

Nesta série de vídeos, abordamos os diversos aspectos relacionados ao controle da qualidade de matérias-primas utilizadas na farmácia magistral, sob a ótica do impacto na qualidade do produto final, ou seja, o medicamento manipulado.

Clique aqui para assistir ao Vídeo #2: Caracteres organolépticos de matérias-primas magistrais

Dando sequência à nossa série de vídeos sobre o controle interno de qualidade de matérias-primas, neste vídeo abordamos o ensaio de caracteres organolépticos.

Caracteres organolépticos ou descrição, como o próprio nome diz, está relacionado à forma como a matéria-prima se apresenta: se sólida ou líquida, pó ou grânulos, cristalina ou amorfa. Ressaltam-se ainda características como cor, odor, sabor, textura, todas relacionadas aos sentidos, daí a denominação “caracteres organolépticos”. Por ser um ensaio bastante subjetivo, possui caráter inconclusivo, não sendo suficiente para estabelecer um parecer técnico acerca da qualidade da substância. Entretanto, é um ensaio de grande valia na detecção de alterações, adulterações ou mesmo erros grosseiros como troca, por parte de fornecedores, na separação da matéria-prima.

O ensaio de caracteres é um item obrigatório no controle interno da qualidade de matérias-primas proposto pela RDC 67/2007, portanto não deve nunca ser negligenciado, pois atua de modo co-participativo no parecer final. Além disso, é um ensaio simples de ser executado e com custo zero. As especificações para os caracteres organolépticos de cada substância devem estar descritas em sua respectiva ficha técnica, com base na monografia farmacopeica ou, na falta desta, devem ser transcritas do certificado de análise do fornecedor.

E então, ficou alguma dúvida a respeito deste teste? Comente! Deixe nos comentários aqui do Blog a sua opinião. Eu vou ficando por aqui, mas nos vemos em breve! Tchau!

Por Viviane Coimbra, Diretora Técnica – Quallità-Renylab Controle da Qualidade

ASSISTA AO VÍDEO #3 DA SÉRIE: SOLUBILIDADE DE MATÉRIAS-PRIMAS.

Acompanhe a gente também nas redes sociais: Facebook, Youtube e Instagram. Acesse nosso site para maiores informações: www.quallitacontrole.com.br.

Compartilhe:

Leia também