Atendimento: (32) 3333-2484 / (32) 3333-1302
Blog
21/11/2018

Biofilme em sistema de purificação de água

Biofilme em sistemas de purificação de água: o que é e como evitar?

O que é? Biofilme é uma comunidade complexa e estruturada de polissacarídeos, aderidos entre si a uma superfície ou interface. Podemos encontrar biofilme em qualquer face em que esteja presente umidade, mesmo em ambientes com condições difíceis, em que os nutrientes sejam extremamente limitados.

O biofilme surge quando bactérias livres (planctônicas) aderem a uma superfície. Inicialmente pode haver uma ampla variedade de espécies bacterianas e a adesão à superfície é fraca. É nesta ocasião que a remoção pode ser feita facilmente. Quando a colônia começa a se estabelecer e a crescer, produz estruturas de adesão celular semelhantes a pilosidades e se torna muito mais difícil separá-las.

Como evitar?

  • Sanitização e recirculação: para evitar a formação e crescimento de biofilmes no sistema de purificação de água, é extremamente importante que se faça a sanitização regular e a mantenha-se um sistema de recirculação. Estes ajudam a prolongar as fases iniciais de desenvolvimento de biofilme, momento em que o controle pode ser mantido.
  • Luz ultravioleta: a utilização de filtros e luz ultravioleta contribuem para manter níveis mais baixos de bactérias, sendo, contudo, a contaminação de sistemas de purificação de água inevitável sem um regime de sanitização completa para retirar diretamente o biofilme.

Por Fernanda Carvalho, Responsável Técnica – Quallità-Renylab Controle da Qualidade

Gostou? Curta também nossas redes sociais: Facebook, Youtube e Instagram (@QuallitàControle).

Compartilhe:

Leia também