Estoque mínimo de bases galênicas: aspectos do controle e estocagem.
O Brasil já ocupa a terceira posição mundial no consumo de produtos de beleza e cuidados pessoais. Estima-se que a demanda por produtos de beleza cresça por volta de 8% em 2018, segundo a ABHIPEC. E, neste enorme mercado, encontram-se as formulações cosméticas e cosmecêuticas manipuladas por farmácias magistrais.
Com um reflexo positivo para o setor magistral, devido à possibilidade de personalização da terapêutica, adaptação às necessidades individuais de cada paciente, além do custo mais acessível em relação aos industrializados, as formulações líquidas e semissólidas de uso externo vêm ganhando um papel importante nas farmácias de manipulação.
Segundo a RDC 67/2007, em seu item 10.1, “A farmácia pode manipular e manter estoque mínimo de preparações oficinais constantes do Formulário Nacional, devidamente identificadas e de bases galênicas, de acordo com as necessidades técnicas e gerenciais do estabelecimento, desde que garanta a qualidade e estabilidade das preparações.”
Não sendo permitida a terceirização do controle em processo das bases galênicas, a farmácia deverá contar com processos pré-estabelecidos que assegurem a manutenção das características físicas e químicas das formulações. Neste aspecto, ensaios como caracteres organolépticos, pH, densidade e viscosidade assumem um importante papel: constituem indicadores de qualidade capazes de demonstrar que as características da formulação se mantêm constantes lote a lote. Além de garantir que a formulação seja manipulada de maneira reprodutível, dentro de uma faixa especificada, o controle de qualidade do produto final assegurará a manutenção de tais características, podendo inclusive servir de parâmetro para estabelecer o prazo de estoque das bases galênicas.
Por Viviane Coimbra, Diretora Técnica – Quallità-Renylab Controle da Qualidade
Siga Quallità Controle nas redes sociais: Facebook, Youtube e Instagram (@QuallitaControle).
O perfil de dissolução é um teste físico-químico que visa a demonstrar se a formulação farmacêutica consegue disponibilizar, in vitro, o princípio ativo, dentro das condições por ela preconizadas, simulando em laboratório as condições in vivo – ou seja, do organismo. Para esta finalidade, o estudo propicia circunstâncias muito próximas às do organismo no trato … Continue reading Perfil de dissolução: você sabe o que é?
Ótima notícia para o setor Magistral – e para nossa economia, certamente! Segundo publicações de O Globo e Panorama Farmacêutico, Dados da ANFARMAG apontam um aumento de 8% nas vendas em farmácias de manipulação no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Confira na íntegra a matéria publicada no … Continue reading Farmácias de manipulação crescem 8% no primeiro trimestre de 2021
Prezado(a) cliente, Em razão da crise epidemiológica causada pelo COVID-19, novo Coronavírus, comunicamos que: Permaneceremos ao seu lado. Até o presente momento e diante das informações que possuímos, nossas operações se manterão ativas, sem interrupção na prestação dos serviços. Portanto, todas as amostras previstas para controle da qualidade, por parte de nossos clientes, serão recebidas … Continue reading Estamos ao seu lado